segunda-feira, 15 de abril de 2013

POSSO SUBSTITUIR UMA REFEIÇÃO POR UM SHAKE?





Muitas pessoas trocam as refeições por shakes, mas será que isso faz bem mesmo?

Primeiramente o que são substitutos alimentares?
Segundo a ANVISA, são "alimentos especialmente formulados e elaborados de forma a apresentar composição definida, adequada a suprir parcialmente as necessidades nutricionais do indivíduo e que sejam destinados a propiciar redução, manutenção ou ganho de peso corporal" (dependendo da maneira como são utilizados). Nessa categoria encaixam-se os famosos shakes que substituem as refeições.

Como devem ser a composição nutricional do shake?
Deve seguir a legislação determinada pela ANVISA (Portaria n°30, de 13 de janeiro de 1988), e deve incluir elementos constituintes de proteínas de origem animal e/ou vegetal, próprios para o consumo humano e outros ingredientes apropriados para atingir a composição essencial dos alimentos.

- Calorias: devem variar entre 200 a 400Kcal por porção pronta para o consumo (shakes que substituem parcialmente as refeições, ou seja, até duas refeições/dia). Já os shakes destinados a substituição total da refeição ao longo do dia deve fornecer entre 800 a 1200kcal/dia.

- Proteínas: devem corresponder no mínimo 25% e no máximo 50% do valor total de calorias do shake.

- Lipídeos: não devem exceder 30% do valor energético total do alimento. É importante ressaltar que a ANVISA determina que no mínimo de 3% da energia dos lipídeos sejam provenientes do ácido linoléico.

- Vitaminas e Minerais: os substitutos parciais devem conter no mínimo 33% da quantidade de vitaminas e minerais necessárias ao dia. Já aqueles destinados a substituição total das refeições, devem ofertar pelo menos 100% das quantidades.

Os shakes emagrecem?
A composição nutricional dos shakes são balanceadas e contém quantidades de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Porém o emagrecimento vai depender da forma como for utilizado.

Para obter uma redução do peso, pode substituir até duas refeições da dieta diária. Quando estes produtos são destinados a manutenção do peso, devem substituir uma refeição. Quando destinados a ganho de peso, até duas porções do alimento devem ser acrescentadas à dieta habitual.

As pessoas que ocorrem a estes shakes para emagrecer, precisam de uma dieta equilibrada e saudável ao longo do dia. Cada indivíduo possui uma necessidade calória, por isso o planejamento nutricional deve ser feito por um nutricionista.


Shake x Comida


                       


Se alimentar de comida fresca, alimentos salgados e mastigar alimentos sólidos constituem uma necessidade fisiológica humana. A mastigação apresenta importante função sobre o processo de saciedade, pois atua na regulação do balanço entre fome e saciedade. Uma alimentação adequada e equilibrada é capaz sim de reduzir o peso.

Uma alimentação que contém todos os grupos alimentares de forma balanceada, apresentam melhor efeito e mais duradouro quando comparado ao consumo de shakes (por um período determinado). É FUNDAMENTAL A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR.

Para você que procura um emagrecimento saudável é importante consultar os profissionais da saúde que irão de auxiliar na organização do seu dia-a-dia visando a redução gradual e saudável de peso. Consulte sempre um nutricionista para que suas necessidade energéticas sejam calculadas e sua alimentação planejada, para chegar no resultado desejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário